Site Linfedema

LINFEDEMA

Doença crônica que ocorre devido ao acúmulo de líquido intersticial e modificações teciduais, normalmente geradas por insuficiência da circulação linfática. O edema resultante tem características próprias que o diferencia de outras manifestações clínicas. 

O sistema linfático é responsável por várias funções, como a homeostase tecidual. Uma disfunção em determinado segmento corpóreo acarreta edema (inchaço) localizado e alterações histológicas nos tecidos, transformando-se em fibrose, aumento das células de gordura e diminuição da imunidade na área afetada. Membros com linfedema aumentam progressivamente seu volume por causa do acúmulo de líquido e proteínas no tecido subcutâneo. As consequências são as alterações gradativas no padrão histológico do paciente, com impactos funcionais e estéticos, alterando a qualidade de vida dos portadores de linfedema.

Devido à diminuição da imunidade no membro afetado, há risco de infecções bacterianas frequentes, conhecidas como erisipelas. A inflamação piora o linfedema e agrava a fibrose tecidual, aumentando o volume e o peso do membro. O diagnóstico deve ser feito na fase inicial, pois o tratamento evita a progressão para formas avançadas e limitantes da doença. A consulta com um cirurgião vascular é imprescindível no correto acompanhamento do tratamento.