Site Vasculite

VASCULITES

Causam inflamação ou necrose na parede dos vasos sanguíneos. As manifestações clínicas são variadas. O conhecimento ainda é incipiente sobre essa doença, mas vem aumentando com o avanço das técnicas de microscopia eletrônica e o desenvolvimento de exames específicos.

 

As vasculites podem ser causadas por agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários) que agem diretamente na parede do vaso. Podem também ser desencadeadas por drogas ou agentes (penicilina, antibióticos, quinina etc) ou reações imunológicas. Há também mecanismos que ainda são desconhecidos. 

 

Os sintomas também são variados, gerando quadros clínicos diversos, como febre de origem desconhecida, fadiga, mal-estar, suor noturno, perda do apetite e dores nas articulações e nos músculos. Há pacientes que relatam lesões na pele como nódulos ou até mesmo úlceras cutâneas. O primeiro sintoma também pode ser a necrose, que acomete qualquer parte do corpo, em geral os dedos. A Doença de Buerger, cujo principal desencadeador é o tabaco, costuma apresentar esse sintoma, afetando principalmente homens entre 30 a 40 anos. 

 

O tratamento depende da detecção do agente causal. O uso de medicamentos antiinflamatórios, vasodilatadores e analgésicos pode ser recomendado. Alguns casos exigem anticoagulantes e tratamentos cirúrgicos ou endovasculares.