Site Varizes

VARIZES

São veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas. Ocorrem por alterações funcionais da circulação venosa do organismo. As principais reclamações dos pacientes refletem dores com sensação de queimação ou cansaço: as pernas parecem arder. Há, também, presença frequente de inchaço nas pernas. 

Não há relação comprovada entre a formação de varizes e a depilação ou uso de salto alto, assim como não existe associação com o ato de carregar peso. A ginástica, quando recomendada pelo médico e acompanhada por um profissional, não provoca varizes e é aconselhável para evitá-las. Algumas dicas úteis na prevenção de varizes consistem em realizar caminhadas e exercícios físicos conforme orientação médica, não fumar, não usar cintas abdominais apertadas, dieta rica em fibras, evitar o ganho de peso, evitar anticoncepcionais e se mexer. 

O tratamento varia e depende da veia a ser tratada. Cordões varicosos salientes e visíveis exigem cirurgia; já as telangiectasias ou aranhas vasculares devem ser tratadas pela escleroterapia (injeção de uma solução esclerosante dentro desses vasos). As veias retiradas melhoram a drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas e prevenindo implicações. O tratamento clínico com medicamentos é outra alternativa, bem como a elevação dos membros inferiores e o uso de meia elástica.