Design Sem Nome   2021 01 13T131748854

Viajar de avião pode ser um risco para trombose venosa profunda, saiba por que

Quem nunca sentiu um desconforto ao viajar por horas de avião? As poltronas são cada vez mais apertadas e, combinadas com a pouca ingestão de água e um longo tempo na mesma posição, podem ser um cenário perfeito para o surgimento de trombose venosa profunda.

Alguns fatores podem adicionar maior risco como obesidade, genética, diabete, sedentarismo, uso de agentes hormonais, uso de medicamentos para dormir longos períodos, hipertensão e tabagismo. Não à toa, a doença é chamada de “trombose dos viajantes”, quando há formação de coágulos no sangue. O passageiro fica sentado por tanto tempo, prendendo a circulação sanguínea dessa região. As poltronas limitam a mobilidade, retraindo o passageiro e favorecendo a formação de trombose nas pernas

A trombose costuma se originar nas veias da panturrilha, mas pode também ocorrer nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. Os principais sintomas são o edema (inchaço), dores nas pernas, modificações da coloração do membro e até adormecimentos. Porém, o problema pode ser oculto e apenas identificado por exames específicos.

A curto prazo, o maior risco para os pacientes que desenvolvem a trombose venosa profunda é que o coágulo se desprenda da veia e se mova pela circulação até o pulmão, causando uma embolia pulmonar. A longo prazo, há chance de se formarem varizes e ocorrer insuficiência venosa crônica, que acontece quando há destruição das válvulas do interior das veias, que levam sangue venoso de volta ao coração.

Apesar de potencialmente grave, as medidas preventivas da trombose são simples e eficazes, confira:

Movimento: movimentar-se durante o voo é a melhor estratégia para prevenir a trombose. Estique as pernas, levante e caminhe até o banheiro. Fazer exercícios com os pés para cima e para baixo. Já vai ajudar muito!
Use roupas confortáveis, que não comprometem a circulação do sangue pelo corpo.
Hidratação: beba bastante água. Deixar de ingeri-la torna o sangue mais viscoso, facilitando a formação de trombos.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática!