Sbacvsc

Varizes na juventude: por que isso acontece? É normal?

 

As varizes nos membros inferiores são comuns em pessoas com idade avançada, mas o que explica essa situação quando acontece em jovens? O problema pode se manifestar até mesmo na infância, sabia?

A presença de veias varicosas na infância pode estar associada a alterações congênitas da circulação e desta forma devem ser sempre avaliadas pelo especialista vascular. Predisposição genética também influencia, sendo que um dos principais causadores de varizes nos membros inferiores, e que não pode ser evitado. Contudo, os fatores de risco ditos ambientais, como o sedentarismo e o excesso de peso, podem ser prevenidos, desacelerando o surgimento. Na infância e adolescência, os sintomas são parecidos com os da fase adulta: o paciente nota o aparecimento de veias dilatadas, facilmente visíveis, sendo por vezes palpáveis e tortuosas nos membros inferiores.

Pode haver sinais de dor, sensação de pernas pesadas e cansadas, desconforto nos membros inferiores e inchaço. Assim que forem identificados esses indícios, deve-se buscar a avaliação de um especialista vascular. Quanto antes for identificado o problema, mais precocemente se inicia o tratamento, e melhores os resultados.

O tratamento irá depender da intensidade dos sintomas, do grau de evolução da doença e faixa etária do paciente. Poderá ser necessário uma mudança na rotina, com alteração nos hábitos, ou exigir medidas mais complexas, como a escleroterapia e a intervenção cirúrgica. De qualquer forma, será essencial manter o controle do peso e atividades físicas regulares. Sempre procure ajuda do angiologista e especialista vascular quando houver presença dos sintomas mencionados. Encontre o especialista da SBACV-SC na sua cidade através do site: www.sbacvsc.com.br