Promo Instagram Square Post   2021 04 08T135943871

Doenças vasculares: conheça os principais riscos e nada de ignorá-las!

As doenças cardio-vasculares são a principal causa de morte no mundo. Dentro deste vasto grupo, estão as doenças da circulação periférica, e que compreendem a uma variedade de problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos.

Em geral, as doenças vasculares mais comuns, que chegam a afetar até 60-70% da população, envolvem o sistema venoso, ou seja, os vasos que transportam sangue de volta para o coração. As varizes de membros inferiores são muito frequentes, principalmente a partir dos 40 anos. Quando não são adequadamente diagnosticadas e tratadas por um cirurgião vascular, podem causar diversas complicações, incluindo:

Cansaço nas pernas, que impede a realização de atividades habituais;
Problemas estéticos que podem restringir ou alterar as atividades de vida e sociais de algumas pessoas;
Além de complicações mais graves em casos complicados, com tromboflebites, que é a inflamação de uma veia superficial e formação secundária de coágulo local, e até mesmo evolução para trombose, que é caracterizada como a formação de coágulos sanguíneos em veias profundas e que bloqueiam o fluxo de sangue. A trombose pode ainda determinar um evento mais grave chamado de embolia pulmonar, que é o desprendimento de parte deste coagulo formado na perna, transitando pela circulação e chegando até ao pulmão, onde pode causar importantes sintomas e, até mesmo, risco de morte.
Existem ainda as complicações de doenças venosas graves, como o caso das úlceras ou feridas nas pernas, que determinam sequelas que afetam significativamente a qualidade de vida do paciente.

As doenças das artérias costumam ser menos frequentes na população geral, sendo associadas a fatores de risco como cigarro, obesidade, sedentarismo, diabetes e alterações metabólicas. Elas se apresentam, principalmente, com obstruções arteriais e devem ser diagnosticadas o mais rápido possível, pois podem causar AVC, feridas isquêmicas nas pernas por falta de circulação e até mesmo perda do membro.

Quando você sentir algum destes sintomas nos membros inferiores saiba que é hora de procurar um angiologista e cirurgião vascular. Não subestime esses sintomas, que necessitam de diagnóstico e tratamento específicos.

Procure seu cirurgião vascular e especialista vascular na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-SC), no site: www.sbacvsc.com.br e siga nas redes sociais......