Promo Instagram Instagram Square Size 16

Saúde vascular: é preciso se movimentar!

As pessoas costumam associar, erroneamente, o consumo de suplementos e vitaminas a uma melhor absorção de nutrientes e, consequentemente, à cura de problemas de saúde de todos os tipos. E quando pensam na saúde vascular não é diferente. Isso porque existem teorias associando inflamação ao aparecimento de doenças vasculares, como trombose e varizes.

Por outro lado, doenças vasculares periféricas causam inflamação na parede dos vasos. Assim, é muito importante se cuidar e tomar medidas que reduzam os riscos da progressão da enfermidade. “Nesse sentido, os suplementos podem ajudar, mas eles serão coadjuvantes no processo, de forma que o mais importante é melhorar a dieta, realizar atividade física regularmente, controlar o estresse e dormir bem”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Mas, de maneira geral, os suplementos com vitaminas e polifenóis, uma classe de substâncias que são altamente antioxidantes e anti-inflamatórias, podem ajudar”, acrescenta a médica.


Segundo a cirurgiã, manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e livre do excesso de alimentos processados e frituras, melhora a capacidade antioxidante e anti-inflamatória do organismo, o que traz benefícios para a saúde das veias e artérias. Além disso, Aline lembra que o exercício físico é extremamente importante.
Sedentarismo nocivo. A médica sugere realizar atividades físicas ao menos três vezes por semana:

A Organização Mundial da Saúde lista o sedentarismo como quase tão nocivo quanto o cigarro. O corpo humano não foi feito para ficar parado, pois a prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim, como o sangue chega aos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente.” Ela lembra que dormir bem também é fundamental, pois uma boa noite de sono ajuda no funcionamento adequado do corpo, diminuindo o estresse, os níveis de cortisol e auxiliando a controlar a pressão arterial.

Quanto à suplementação, a médica diz que algumas substâncias podem colaborar para diminuir a inflamação e proteger ou fortalecer a parede dos vasos: “Eles podem ser encontrados na alimentação, mas alguns suplementos contam com essas substâncias de maneira biodisponível e em uma maior concentração. As vitaminas C e E, por exemplo, melhoram muito a função antioxidante endógena do organismo e consegue ajudar a reverter o processo de estresse oxidativo, que é danoso para as veias e artérias."

Ela completa: "O estresse oxidativo, gerado pelo excesso de radicais livres que se ligam à parede arterial, causa uma reação de espessamento, endurecimento e enrijecimento da parede das veias e artérias no corpo inteiro, aumentando as chances de doenças aterosclerótica, infarto e derrame. A vitamina C, por participar da síntese de colágeno, ainda fortalece a parede dos vasos”.

O resveratrol (polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas) e a curcumina (principal constituinte ativo da cúrcuma) também podem ser suplementados para melhorar a saúde vascular, pois apresentam efeitos anti-inflamatórios, neuroprotetores e diminuem a quantidade de radicais livres. A curcumina é usada há séculos na Ásia para várias desordens inflamatórias, dentre elas artereosclerose, hiperlipidemia, tromboembolismo e infarto do miocárdio.

“O resveratrol pode funcionar como antioxidante ao bloquear as espécies reativas de oxigênio, induzir a produção de óxido nítrico e a agregação plaquetária, além de aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom”, diz a médica.

Fontes naturais
Outras fontes naturais de bioflavonoides, uma classe de polifenóis, incluem, segundo a cirurgiã vascular, o chá preto, branco e verde, que são ricos em flavonoides, e o grão de soja, rico em isoflavonas.

“Frutas vermelhas como morango, amora e framboesa e mirtilo estão entre os alimentos mais ricos em flavonoides. A maçã é uma fruta rica em vitamina, sais minerais, fibras e um flavonoide chamado quercitina. O chocolate amargo contém altos níveis de um flavonoide chamado catequina. O alho tem propriedades anti-inflamatórias. A uva e derivados como vinho tinto, suco de uva, são ricos em catequinas e estão associadas à redução do risco de doenças cardíacas, infarto do coração e redução do colesterol no sangue”, explica Aline.

A vitamina K trabalha no sistema circulatório na regulação da homeostase sanguínea, evitando sangramentos e favorecendo processo de cicatrização de forma geral. Já no sistema arterial, essa vitamina tem uma função preventiva. Como ajuda a fixar o cálcio nos ossos, ela retira o cálcio das artérias, evitando a progressão de placas de colesterol e favorecendo o controle da aterosclerose. Suplementos com vitamina K podem ser indicados por médico, caso haja necessidade.

“Mas é fundamental que o paciente consulte um cirurgião vascular para tratar ou prevenir doenças circulatórias. O médico pode indicar os suplementos e dar toda orientação necessária para o controle de doenças”, finaliza a médica.

Fonte: UOL Redação - Doutor Jairo