Doenças vasculares precisam de acompanhamento mesmo na pandemia!

O isolamento social por causa da covid-19 fez com que muitas pessoas deixassem de lado o acompanhamento médico de doenças vasculares crônicas. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) informou recentemente que houve um crescimento no número de casos de trombose venosa, embolia pulmonar e urgências arteriais neste período.

A explicação para esse aumento está relacionada com a incidência de eventos trombóticos associados à infecção pelo novo coronavírus e, também, pela negligência acerca da continuidade do tratamento das doenças vasculares pré-existentes. O risco de complicações se intensifica quando não há monitoramento de um médico vascular.

A trombose venosa profunda (TVP), por exemplo, exige controle de doses de anticoagulantes, caso contrário, pode ocorrer sangramento ou progressão da trombose. Além disso, quem tem pé diabético corre o risco de progredir para infecção e perda do membro. Já casos de aneurisma podem progredir à rotura, enquanto o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) é uma das complicações em pacientes com problemas na carótida. É sempre importante acompanhar os sinais que o corpo transmite, principalmente nos membro inferiores, pois as doenças vasculares sem tratamento causam consequências graves, inclusive amputações.

Sintomas como dor e inchaço nas pernas e nos pés, assim como aspecto pálido, arroxeado ou escurecido da pele, acompanhado de queda de pelos e mudanças da temperatura local indicam a necessidade de uma consulta ao angiologista ou cirurgião vascular com brevidade. Os consultórios médicos são ambientes higienizados e preparados ao paciente, com todos os cuidados necessários para reduzir os riscos de contaminação. O uso obrigatório de máscaras, consultas espaçadas, ambientes ventilados, antissepsia das mãos e do local são algumas das medidas adotadas.

É melhor cuidar da sua saúde vascular e tratá-la como prioridade, assim você evita problemas maiores no futuro!

Procure o seu Especialista Vascular no site da SBACV-SC