Histórico
A SBACV SC é uma Seção Regional da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV, representativa dos médicos especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular, que atuam nas Áreas de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Radiologia Intervencionista Ecografia Vascular e outra áreas afins às especialidades, no estado de Santa Catarina, e teve suas atividades iniciadas em 14 de fevereiro de 1970. O objetivo da SBACV-SC é valorizar e promover um crescimento científico e profissional para a classe médica e a comunidade.
50 anos de história
O conhecimento da história é fundamental para entendermos o nosso presente e podermos pensar no caminho que queremos trilhar no futuro. A Regional SBACV-SC está completando 50 anos, com extenso legado na medicina catarinense e sendo, em todos estes anos, o reflexo de excelência da cirurgia vascular em nosso estado. Alguns associados e ex-presidentes já haviam contribuído no passado com documentos fundamentais do nosso acervo para que a história da SBACV-SC possa ser preservada. Os textos de memórias dos fundadores Dr. Geraldo Nicodemus Righi Vieira, Dr. Newton W. da Luz e Dr. Walmor Erwin Belz, bem como o Memorial Histórico de 30 anos organizado pelo Dr. Rodrigo Jorge da Luz Bertoncini, foram fundamentais para embasarmos muitos dos relatos aqui descritos.
A Regional de Santa Catarina, vinculada no passado à Sociedade Brasileira de Angiologia (SBANG) e hoje à Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), nasceu graças ao estímulo do médico radiologista Dr. Antônio Modesto Primo. O Dr. Modesto, em 1968, era o representante regional da SBAng em Florianópolis e insistia sobre a necessidade da criação de uma regional em Santa Catarina. Foi a partir do XV Congresso Brasileiro de Angiologia, realizado em Belo Horizonte, de 27 de setembro a 1º de outubro de 1968 que a ideia começou a ganhar mais adeptos e ser fortalecida.
A SBACV - Regional Santa Catarina nasceu em 14 de fevereiro de 1970, às dez horas, no auditório do Imperial Hospital de Caridade em Florianópolis. Foi eleita por aclamação a primeira diretoria assim constituída: Presidente: Dr. Antônio Modesto Primo (Florianópolis), uma homenagem justa; Vice-Presidente: Dr. Walmor Erwin Belz (Blumenau); 1º Secretário: Dr. Newton Wiethorn da Luz (Florianópolis); 2º secretário: Dr. Pedro Luiz de Oliveira (Tubarão); 1º Tesoureiro: Dr. Geraldo Nicodemus Vieira (Florianópolis); 2º Tesoureiro: Dr. Newton Marques da Silva (São Francisco do Sul). Os demais sócios fundadores foram: Dr. Nicásio da Silva (Itajaí), José João Harger (Florianópolis), Ivanir Luiz Perin (Florianópolis) e Henrique Prisco Paraiso (Florianópolis). À noite, na antiga sede da Associação Catarinense de Medicina, situada na rua Jerônimo Coelho, foram realizadas duas conferências pelos convidados especiais, Dr. Rubens Carlos Mayall (Rio de Janeiro) abordando o tratamento clínico e cirúrgico dos linfedemas, e o Dr. Arthur Mickelberg (Porto Alegre) falando sobre atualização em trombose venosa profunda dos membros inferiores. Se há patronos de regionais, o da nossa é o Prof. Mayall, que empenhou - se na sua fundação, veio várias vezes ao nosso estado trazendo conhecimentos atualizados, sempre com característica amizade e carinho com os seus membros.
A partir de 1971 a regional começa a crescer não mais com simpatizantes da especialidade e sim com novos cirurgiões vasculares. Da mesma forma que estava acontecendo em outros estados e também no âmbito nacional, a Angiologia e a Cirurgia Vascular estavam se organizando como especialidades e com normas estabelecidas para concessão do titulo de especialista. As regiões do estado passam a contar com representantes que buscaram sedimentar o conhecimento da cirurgia vascular e implementar as rotinas, sendo estes batalhadores incansáveis no desenvolvimento da especialidade.
Eventos marcantes aconteceram sob coordenação da SBACV-SC, cabe mencionar a 1ª Jornada de Angiologia da Sociedade Brasileira de Angiologia em Blumenau, no ano de 1974, organizado pelo Dr. Walmor E. Belz, que trouxe para Santa Catarina os grandes representantes nacionais na época e demonstrou a capacidade da nossa Regional. Nestes 50 anos foram diversas as Jornadas Estaduais, Fóruns, Eventos Regionais e Encontros realizados. O Simpósio Catarinense - Catalão de Angiologia e Cirurgia Vascular e o Simpósio Hispano – Brasileiro, contaram com a participação de colegas espanhóis de grande renome. O III Congresso CELA (Cirujanos Endovasculares de Latino América) foi realizado em Florianópolis em 2003, sob organização da Regional SC e presidência do Dr. Arno Von B. Ristow, contou com mais de 500 participantes da América Latina e Estados Unidos da América.
O III Encontro de Cirurgia Vascular do Cone Sul foi organizado em Florianópolis pelo Dr. Newton Luz em 08 e 09 de novembro de 1996. Fato curioso é que a história do Conesul iniciou a partir de conversas do então presidente da Regional SC, Dr. Osmar Hausen, com os presidentes da Regional RS, Dr. Airton Delduque Frankini, e da Regional PR, Dr. Jorge R. Ribas Timi, com o intuído de congregar as regionais do Sul do Brasil e também os países vizinhos, sendo por isso o nome Conesul. O primeiro evento foi realizado em Porto Alegre em 1991. O sucesso do evento firmou definitivamente a importância científica e a estreita relação das nossas Regionais. Em Santa Catarina ainda foram organizadas mais duas edições do Conesul, uma em Joinville e outra em Florianópolis, sendo este último em 2010 (X Congresso Conesul).
Outro evento marcante e que nos orgulha foi a organização e realização do 40º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular em Florianópolis, com aproximadamente 2 mil inscritos e mais de 40 convidados internacionais. Um evento épico na nossa história. As edições do ELICTE, Encontro do Litoral Catarinense de Técnicas Endovasculares, organizados pelo Dr. Humberto Jorge Silva, em Balneário Camboriú, muito contribuíram para discussão e aprendizado com colegas especialistas do Brasil e exterior.
A regional muito contribuiu para a consolidação da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV Nacional) com componentes nas suas diretorias, que sempre buscaram fortalecer o espírito associativo e a especialidade no nosso país. A regional através de seus associados participou intensivamente de congressos nacionais e internacionais, sendo alguns de seus representantes conquistando renome internacional. Alguns de seus membros se dedicaram a carreira acadêmica, com títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, assumindo a cadeira de Cirurgia Vascular em diferentes universidades, o que muito nos orgulha. Prof. Geraldo N. Vieira, Prof. Newton W. da Luz e Prof. Edson José Cardoso conduziram por muitos anos a formação na Universidade Federal de Santa Catarina, sendo esta responsabilidade assumida ao longo dos anos pelo Prof. Pierre Galvagni Silveira e Prof. Gilberto do Nascimento Galego. O Prof. Walmor E. Belz foi o responsável pela cadeira de cirurgia vascular na Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atualmente, nossos associados estão presentes nas diversas instituições de ensino superior e cursos de medicina implementados em Santa Catarina, buscando transmitir a essência da Cirurgia Vascular.
A SBACV-SC, desde sua criação, foi estruturada em uma organização que busca unir os seus membros em diferentes regiões do estado. Desde o princípio, mesmo com as dificuldades características de cada época, a nossa Regional sempre cresceu e expandiu. Atualmente contamos com 127 associados, das mais diversas regiões de Santa Catarina, com 12 remidos, 11 titulares, 34 efetivos, 13 plenos e 57 aspirantes. Poucos são os especialistas atuantes que não integram a Regional. A preocupação em agregar e valorizar o relacionamento humano e científico daqueles que auxiliaram e continuam prestigiando a Regional SC tem sido o denominador comum das diversas diretorias ao longo dos anos.
Dr. Rafael Narciso Franklin
Presidente SBACV-SC 2020/2021