Promo Instagram Square Post   2021 04 12T173219826

Previna as principais doenças vasculares com as dicas da SBACV SC

Prevenir as doenças vasculares é muito importante para uma boa saúde. Qualquer doença que modifique e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular, com consequências na circulação sanguínea.

Os médicos capacitados para adequadamente tratar problemas vasculares são os angiologistas e/ou cirurgiões vasculares. Existem fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças, como colesterol alto, pressão arterial alta, diabetes, avanço da idade, obesidade, tabagismo, doença cardíaca, sedentarismo, histórico de doença vascular na família, ou outras doenças vasculares. Qualquer pessoa que apresente algum desses fatores, precisa ter atenção redobrada. Para compreender melhor quais são os possíveis problemas vasculares, listamos abaixo as principais doenças, confira!

1. Insuficiência Venosa Crônica (varizes)
É a doença vascular mais comum na população geral. Ocorrem quando as veias estão dilatadas e com suas válvulas insuficientes, determinando alteração no fluxo venoso, principalmente nos membros inferiores. A gravidade das varizes varia bastante: alguns pacientes são assintomáticos; outros podem apresentar características e queixas estéticas; outros ainda podem ter sintomas clínicos com dor, peso nas pernas e edema. Fatores hereditários, sedentarismo e obesidade
são os principais fatores de risco. Para prevenção deve-se manter uma vida saudável, com boa alimentação, exercícios regulares, cuidados com peso, evitar longos períodos sentado no trabalho, fazer movimentos repetidos com os pés e pernas.

2. Trombose Venosa Profunda (TVP)
Caracterizada pela formação de um coágulo dentro de uma veia profunda, mais comumente nos membros inferiores, e que bloqueiam o fluxo de sangue venoso. A trombose pode ainda determinar um evento mais grave chamado de embolia pulmonar, que é o desprendimento de parte deste coagulo formado na perna, transitando pela circulação e chegando até ao pulmão, onde pode causar importantes sintomas e, até mesmo, risco de morte. Algumas causas comuns de TVP são o histórico familiar, uso de agentes hormonais (anticoncepcional hormonal), tabagismo, obesidade, pós-operatório de cirurgias de maior porte e as diversas causas de mobilidade reduzida, como viagem longa de avião e uso de sistemas de imobilização por traumatismos nas pernas. A trombose venosa deve ser prevenida sempre que a pessoa estiver em situação de risco, é sempre importante conversar com seu médico sobre esta possibilidade.

3. Pé diabético
Diabetes Melitus é uma doença crônica e metabólica, que pode afetar diversos sistemas do organismo. Os pés de pacientes diabéticos é umas das regiões mais comumente afetadas, com alterações da sensibilidade, neuropatia e alterações circulatórias, que podem determinar rachaduras, calos, micoses, infecções e até mesmo gangrena grave. Os diabéticos apresentam risco elevado de amputação, por isso devem ter um controle muito cuidados dos níveis glicêmicos e cuidados muito intensivos com os pés.

4. Doença carotídea
A estenose da carótida é caracterizada como um estreitamento destas artérias, que são uma das vias de transporte do sangue até o cérebro. Muitas vezes o primeiro sintoma do paciente vai ser uma isquemia cerebral (AVC) com suas consequências que podem ser temporárias ou permanentes. Por não apresentar sintomas em sua evolução, é preciso ter muita atenção com a saúde e realizar exames de rotina indicado pelo seu médico clínico ou seu cirurgião vascular.

Prevenir doenças vasculares é fundamental e, para isso, você deve começar com a adoção de hábitos saudáveis, que previnem alguns dos fatores de risco citados anteriormente, como:
Controlar muito bem o diabetes e doenças do coração;
Manter-se no peso;
Controlar a pressão arterial;
Praticar atividade física com regularidade;
Visitar o médico periodicamente para fazer seu check-up clínico;

Gostou das dicas? Então previna-se e evite complicações no futuro! A sua saúde agradece.

Procure seu cirurgião vascular e especialista vascular na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-SC), no site: www.sbacvsc.com.br e siga nas redes sociais