Design Sem Nome   2021 06 17T115121870

Muitos angiologistas e cirurgiões vasculares estão atendendo pacientes com trombose venosa após Covid-19

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revelou que 39% dos médicos entrevistados atenderam ao menos um paciente que desenvolveu trombose após a infecção por Covid-19. Aproximadamente 470 angiologistas e cirurgiões vasculares, associados à entidade, participaram do estudo.

O levantamento foi realizado para identificar o percentual de médicos que atenderam pacientes infectados pelo novo coronavírus e sua implicação nos quadros de trombose, a fim de compreender a relação da doença com a saúde vascular. O objetivo é definir as melhores diretrizes clínicas para guiar essa especialidade. Segundo os dados, 62% dos médicos atenderam os pacientes na rede particular de saúde, 33% na pública, 4% em entidades filantrópicas e 1% nas Forças Armadas.

Ao todo, 39% dos entrevistados relataram ao menos um paciente com trombose venosa ou embolia, que testou positivo para a Covid-19. Além disso, 21% dos médicos tiveram casos de oclusão arterial relacionados a Covid-19. O maior número de atendimentos está na faixa etária de 40 a 60 anos, totalizando 72%. A partir dos 60 anos, o número cai para 64%. Nos mais jovens é menos frequente, com 51% atendendo infectados de 20 a 40 anos, e somente 8% dos participantes atenderam jovens de até 20 anos de idade. Além disso, 82% dos angiologistas e cirurgiões vasculares que participaram da pesquisa receberam pacientes com trombose nos membros inferiores, enquanto 12% atenderam pacientes com o quadro nos membros superiores.

Procure seu cirurgião vascular e especialista vascular na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-SC), no site: www.sbacvsc.com.br.e siga nas redes sociais.


Fonte: PEBMED