Cremes Varizes

Cremes para varizes não são tratamento

As varizes se caracterizam pelas veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, que não conseguem exercer a função de retorno do sangue ao coração. Localizam-se abaixo da pele, no tecido celular subcutâneo ou em regiões mais profundas como os músculos.

As telangiectasias são os pequenos vasos que ficam na pele, de coloração rosa ou roxa e podem ser numerosos, causando um aspecto desagradável. Em geral, o tratamento e bem correspondido com escleroterapia química, que consiste na administração de um medicamento dentro do vaso afetado para ocasionar sua eliminação. Há também a opção de se utilizar um laser, método físico e que também contribui no tratamento.

Os cremes que prometem tratar varizes não são eficazes, pois são incapazes de ultrapassar a pele e agir na parede do vaso. Existem cremes que funcionam como maquiagem e são usados para disfarçar esses pequenos vasos, mas saem logo após o banho. Há outros cremes que devem ser prescritos por médicos vasculares, a fim de dar alívio e conforto, mas que não diminuem as veias doentes.

Escolha sempre consultar um médico e tenha cuidado com propagandas enganosas. Não utilize nenhum medicamento sem prescrição. Tratamentos milagrosos, que prometem resultados excepcionais sem qualquer esforço, costumam ser enganosos. Siga as orientações de um angiologista/cirurgião vascular antes de qualquer atitude.