CARD Pense Aorta Prancheta 1

Pense Aorta: Campanha Internacional alerta para a gravidade da dissecção de aorta

A formação de placas de gordura dentro das artérias ao longo da vida é chamada de aterosclerose -- processo inflamatório que se instala lentamente, com o passar de muitos anos. O organismo muitas vezes consegue se adaptar com o desenvolvimento de outras artérias menores (circulação colateral) e com a adaptação das células a uma oferta menor de oxigênio.

Este processo de doença obstrutiva pode afetar a Aorta. É uma doença sistêmica pois, apesar de ter um desenvolvimento lento, é progressiva e acomete simultaneamente diversas artérias do ser humano. Isso pode causar complicações dependendo do local acometido como angina, infarto do miocárdio, insuficiência renal, acidente vascular cerebral ou insuficiência arterial de membros inferiores.

Nos membros inferiores, depende da gravidade, pode ocasionar: fortes dores para caminhar ou no repouso, úlceras e até mesmo necrose. O melhor tratamento para a aterosclerose é a prevenção. Apesar de não apresentar cura, a grande maioria dos pacientes melhoram ou estabilizam apenas com atividade física regular, como caminhadas, o combate aos fatores de risco e, principalmente, seguindo o tratamento adequado, recomendado pelo médico Angiologista ou Cirurgião Vascular, que pode ser medicamentoso ou intervenção cirúrgica ou endovascular. Hipertensão, sedentarismo, hiperlipidemia (índices altos de colesterol) e tabagismo, além do histórico familiar, estão entre os principais fatores de risco.

Presente em mais de 20 países, a campanha Pense Aorta chegou ao Brasil com apoio total da @sbacvnacional . A iniciativa, que teve início há seis anos na Inglaterra e nos Estados Unidos, consiste em alertar para os riscos de uma doença que pode ser fatal: a dissecção de Aorta. Trata-se da ruptura da parede interna desta artéria, conhecida como camada íntima. Quando ocorre este rompimento, a Aorta, internamente, divide-se em duas e o sangue pode ser distribuído de forma desigual entre os órgãos.

Para prevenir, é importante ter controle da pressão arterial e do colesterol, além de parar de fumar. Pacientes, na faixa de 60 anos, com hipertensão grave de longa data e pessoas de 30 a 40 anos com doenças genéticas estão entre os mais propensos a ter a doença.

Os sintomas são: dor aguda de forte intensidade na região torácica ou dor de menor gravidade na área do tórax que pode ser considerada como dor muscular ou crise dispéptica (de gastrite). A dor também pode ser relatada no pescoço, costas e abdômen. O principal diagnóstico diferencial é o infarto agudo do miocárdio. Além disso, deve-se atentar para o histórico clínico do paciente.

Ao sentir qualquer sintoma, a pessoa deve ir imediatamente ao pronto-socorro para obter um diagnóstico adequado. Para a prevenção, é importante ter um hábito de vida saudável e realizar check-ups médicos periódicos, estando, entre eles, consultas regulares com um Angiologista ou Cirurgião Vascular associado da SBACV SC.


A SBACV SC apoia a campanha internacional Pense Aorta. Mais informações aqui

 

Fonte: SBACV Nacional