Design Sem Nome 21

Quando buscar ajuda do cirurgião vascular?

O cirurgião vascular exerce um papel muito importante na boa qualidade de vida: é ele quem cuida das doenças que afetam os sistemas arterial, venoso e linfático. O tratamento de varizes e vasinhos, por exemplo, é feito por esse profissional. 

 

Em relação ao sistema arterial, há muitos pacientes que são afetados pela aterosclerose, doença que evolui com o passar dos anos e, como o próprio nome já diz, atinge as artérias. As principais características são o estreitamento e endurecimento das paredes arteriais, com risco de haver o bloqueio da passagem de sangue, ocasionando isquemia (falta de irrigação dos tecidos). Há risco de as artérias se dilatarem e provocarem aneurismas, que são graves e enfraquecem a parede dos vasos, com possibilidade de rompimento e consequente hemorragia. 

 

As principais doenças envolvendo esse sistema incluem pé diabético, AVC, claudicação, tromboses arteriais, aneurismas arteriais, vasculites, arterites, isquemia de membros inferiores e fasciotomias. Já as famosas varizes e tromboses venosas fazem parte do sistema venoso, que engloba doenças mais frequentes. 

 

Sintomas como dor, peso e cansaço das pernas podem estar associados a varizes, que são veias dilatadas e defeituosas. No caso da trombose venosa, há formação de coágulo dentro das veias, que podem se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.

 

Por último, mas não menos importante, há o sistema linfático, que ocorre quando membros inferiores têm dificuldade em drenar a linfa, formando edemas. As doenças envolvidas costumam ser linfangites, linfedema, erisipela e celulite. 

 

Todos os sistemas relatados são tratados pelo cirurgião vascular, por isso é essencial buscar ajuda desse especialista com certa periodicidade, a fim de verificar se está tudo bem com a sua saúde. É necessário procurar ajuda com urgência quando houver manifestação de algum sintoma destas doenças.