Com o calor intenso e a chegada do verão, o período entre o fim e o início do ano costuma ser uma época de diversão à luz do sol.
Mas a estação também exige alguns cuidados quando trata-se da saúde. Para quem tem problemas de circulação, sobretudo varizes, a cautela deve ser redobrada, pois o sol, acredite, pode agravar o quadro.
Segundo o cirurgião vascular e endovascular Gustavo Franklin dos Reis, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as altas temperaturas contribuem para piorar o desconforto causado pelas varizes.
O profissional explica que as varizes consistem em veias dilatadas que perderam a função de drenagem do sangue, ocorrendo sobretudo nos membros inferiores, onde o sistema circulatório precisa atuar contra a gravidade.
Esse quadro costuma gerar dor, queimação e sensação de peso nas pernas, e é muito prevalente, sobretudo em mulheres: atinge aproximadamente 38% da população geral, podendo chegar a 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias e, após os 60 anos, pode ultrapassar 60%, de acordo com Gustavo.
“As altas temperaturas pioram esses sintomas, porque os vasos sanguíneos dilatam para tentar resfriar o corpo, e o sangue fica estagnado dentro das veias. Por isso, é comum que o desconforto se intensifique mais no decorrer do dia, sobretudo no período vespertino”, afirma o médico.
De acordo com o profissional, pessoas que passam muito tempo em pé ou na mesma posição, que têm doenças crônicas como hipertensão venosa, insuficiência venosa crônica, diabetes, alteração de proteínas, problemas renais, de vasos linfáticos (como linfedema) ou circulatórios costumam sofrer mais com os sintomas.
“O sol é diretamente relacionado à piora dos sintomas, porque aumenta a temperatura do meio ambiente”, explica Gustavo. Ele ainda ressalta que o sol não faz surgirem novas varizes, mas intensifica o desconforto daquelas que já existem.
Isso não significa que quem tem varizes não possa aproveitar um banho de sol — exceto para casos de pacientes que estejam tratando o quadro no momento —, mas o especialista recomenda muito cuidado. Além do protetor solar (reaplicado a cada 3 horas) e de muita hidratação, Gustavo recomenda procurar ambientes mais frescos e não passar muito tempo na mesma posição.
Para quem tem varizes e exagerou no sol, o profissional recomenda beber bastante água e utilizar hidratantes corporais. “Elevar os membros inferiores ajuda a aliviar o peso, e, caso prescrito pelo seu cirurgião vascular, use meias de compressão”, acrescenta.
Outras recomendações incluem evitar alimentos com muito sal, industrializados ou ultraprocessados, pois favorecem ainda mais a retenção de líquido. “Faça pausas regulares no trabalho para se alongar e pratique exercícios físicos com regularidade. Evite roupas muito apertadas, mantenha uma postura adequada e evite fumar”, completa Gustavo.
Por fim, o especialista indica procurar um cirurgião vascular angiologista caso persistam os sintomas de desconforto.
Fonte: Revista Marie Claire